AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. COSTA MATOS

         Escola Básica das Matas

Imprimir

ANO LETIVO 2017|2018

Bem-vindos 

Mais um ano letivo se inicia, com ele, muita expetativa, novos projetos, novos anseios e muitos sonhos.

"As crianças são o futuro do nosso país e por isso na nossa escola temos sempre presente o objetivo de proporcionar a todos as mesmas oportunidades para serem diferentes, pelo que promovemos junto de todos os nossos alunos um sistema responsável de participação e diálogo, sempre em articulação com as famílias, as quais consideramos como parceiros que colaboram e participam ativamente em todo o processo de ensino e aprendizagem.

Um provérbio africano diz que "é precisa uma aldeia inteira para educar uma criança", somos dessa opinião e só juntos e unidos contribuiremos para o sucesso dos nossos alunos e vossos educandos.


Contamos convosco. Obrigado por contarem connosco.

Sejam muito bem-vindos à Escola das Matas! 

Um bom ano letivo para todos!"

 

Imprimir

A brincar também se aprende a ter vidas mais saudáveis

O Lidl Portugal acaba de lançar o projeto ‘Turma Imbatível’, uma iniciativa que, de uma forma lúdica, pretende incutir hábitos para um estilo de vida mais saudável nas crianças dos 6 aos 10 anos.

Assim, no dia 25 de outubro recebemos na nossa escola, com entusiasmo, esta equipa imbatível.

    

Imprimir

Halloween. BUUUUU!

Como é já tradição, a nossa escola comemorou este dia divertido.

Foi grande o envolvimento dos Encarregados de Educação, sem a sua colaboração não teria surgido uma panóplia de trabalhos tão diversificados e divertidos.

“ Hoje, dia 31 de outubro, Dia de Halloween, na minha escola fizemos atividades magníficas.” Filipa Ribeiro

“Dia de Halloween, dia escuro e assombrado, com morcegos, fantasmas, esqueletos, abóboras….Usamos fantasias e dissemos “doçura ou travessura”. Daniel Carvalho

“Disfarces lindos, assustadores e maravilhosos. Doçura ou travessura! O Halloween é a festa mais maravilhosa do mundo. É encantadora, espantosa e muito divertida.” Beatriz Costa

Helena Gomes
Imprimir

Experiência divertida

A nossa turma, o 3ºA, está, na área de Estudo do Meio, a estudar a parte insular do nosso país, os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Visualizamos três pequenos vídeos sobre erupções vulcânicas em terra e no mar e como estes arquipélagos são de origem vulcânica, resolvemos fazer a experiência química- a erupção de um vulcão, de modo a compreender melhor a sua formação.

Adorámos fazer esta atividade

Imprimir

Uma Surpresa Emocionante…

Escola das Matas surpreende escritora Marília Ascenso

No dia 20 de outubro de 2016, a escritora Marília Ascenso foi à Escola Básica das Matas apresentar o seu livro “Joaninha Quadrada”.

Mal sabia a emocionante surpresa que os alunos tinham preparado…

Ao chegar à escola, a escritora, tinha uma bela surpresa preparada. Os alunos todos alinhadinhos cantaram uma fabulosa canção inspirada no seu livro “Joaninha Quadrada”.  

A emoção foi tanta que a autora chorou de alegria.

Marília Ascenso, além de escritora de contos infantis, também é pintora, gosta muito de cantar, é muito bem-disposta e transmite muita alegria.

Foi um dia muito animado, que com certeza, iremos recordar para sempre.

                                                                                                                                                                             4ºAM

Imprimir

Dia Mundial do Animal

No dia 4 de outubro, na nossa escola, comemoramos o Dia Mundial do Animal.

      É um dia muito especial para mim porque adoro animais. Eles são meus amigos, fazem-me companhia e brincam comigo.

      Este dia foi mesmo muito especial, também porque a minha mãe, na companhia da Dra. veterinária Sofia foi à minha sala de aula, o 3ºA, falar sobre a importância dos animais e alguns cuidados a ter.

      Foi muito divertido porque levaram a Gaia, uma cadela de raça labrador, que é treinada na escola de treinos do meu pai e também levaram o meu querido cãozinho Will.

      No final, todos fizemos festinhas a estes maravilhosos animais.

      Mais tarde, a professora Filomena trouxe, também, o cão e a gata para tornar este dia mais interessante e todos os alunos da escola puderem tocar-lhes.

 

Autor: Miguel Pereira

Imprimir

Outono

"O verão já se foi … agora vem o outono

      No dia 22 de setembro pelas 15 horas e 21 minutos comemoramos a chegada do outono.

      Fizemos uma roda em volta da maior árvore do recreio, recolhemos folhas e outros elementos e com elas fizemos estampagens e construímos o nosso painel do outono. Todos ajudaram, alunos, professores e mesmo os nossos queridos auxiliares.

      Foi um dia especial para todos."

Outono…

        Nesta estação as árvores começam a ficar despidas e são engraçadas com os bracinhos ao léu.

       Os passarinhos deixam de pousar menos vezes nas árvores…

       As folhas, no chão, cobrem a relva ainda verde, vem o vento e lá vão elas, pousam onde calha, mas às vezes vêm ter à minha varanda e eu fico a olhar para elas e penso como é curioso o outono fazer com que elas, que eram verdes, fiquem castanhas.

      O sol vai para a cama mais cedo, por isso, os dias são mais curtos e as noites mais longas.

 

Autor: Salvador 3ºA

Imprimir

Começaram as aulas

Depois de uma pausa, cá estamos para começar a percorrer o ano letivo 2016/17 cheio de desafios e oportunidades.

Reencontros com abraços, beijinhos, conversas sobre as férias, sacos cheios de material com “cheiro a novo”, salas de aula diferentes, outros professores…

Com tudo isto, demos início a mais um ano na fenomenal Escola Básica das Matas.

Foi, de certeza, um dia muito bem passado, repleto de sorrisos e euforia…

Desejamos a toda a comunidade educativa um bom ano escolar e que os sonhos e expectativas sejam plenamente alcançados.

Imprimir

Caros pais e encarregados de educação

Cada ano que se inicia começa uma nova etapa na aprendizagem. Neste processo, são vários os atores principais: alunos e famílias, professores e auxiliares, onde todos desempenham papéis insubstituíveis. 

Os professores da Escola Básica das Matas agradecem, uma vez mais, a toda a comunidade educativa a credibilidade e confiança no nosso trabalho, aos parceiros e às crianças - nossos alunos e alunas - pela existência. Existência, que compete a nós enquanto escola, torná-la mais humana, mais justa, mais pacífica e mais feliz.

Para alguns a escola será um novo local, para outros uma nova etapa, para outros ainda uma nova fase...Mas para todos será um novo tempo! Tempo, de novas convivências e aprendizagens. Tempo de amadurecimento e de fortalecer laços. Tempo de construir novas pontes...

A Escola é o espaço onde se conhecem novos amigos, novos colegas de turma, de aprender a conviver na diversidade cultural, praticar atitudes cívicas e diariamente construir a nossa história.

Obrigado por estarem connosco, somando talentos, multiplicando sorrisos, compartilhando vitórias e celebrando alegrias.

“Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos.” (Albert Einstein)

Apresentamos, assim, os votos de um ano letivo repleto de sucesso!