AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. COSTA MATOS

            Escola Básica da Bandeira

Imprimir

Visita à Casa-Museu Teixeira Lopes e Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner

No dia 11 de novembro de 2016, os alunos do 3.º ano da Escola Básica da Bandeira foram à Casa-Museu Teixeira Lopes e ao Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner, acompanhados pelos respetivos professores e funcionária, D. Sónia Santos.

           Por volta das 9 horas, os alunos saíram da escola e, a pé, dirigiram-se à Casa-Museu. Este é um edifício oitocentista de aspeto regional, com um pátio cheio de obras de arte. Foi construído no século XIX, para residência e oficina de escultura, projetado pelo arquiteto José Teixeira Lopes, irmão de António Teixeira Lopes. Aí, os alunos puderam observar muitas estátuas de personalidades da época (reis, rainhas e familiares). Puderam ainda ver uma exposição de valiosas obras de arte nas Galerias Diogo Macedo e uma coleção importante de esculturas de bronze, mármore e maquetas de gesso da autoria de Teixeira Lopes.

Na casa, que se divide em espaços de residência e trabalho, permanecem as mobílias originais, bem como esculturas de outros artistas, como Diogo Macedo, seu aluno. Uma das coisas que mais impressionou os alunos foi a coleção de moedas antigas.

           Terminada a visita à Casa-Museu Teixeira Lopes, o grupo dirigiu-se ao Arquivo Municipal de Sophia de Mello Breyner onde pôde ver o Brasão de Vila Nova de Gaia, algumas estátuas e os arquivos do concelho e da Administração de Vila Nova de Gaia e, ainda, máquinas antigas e documentos do concelho protegidos em alta segurança.

           Finalmente, os alunos regressaram à escola cheios de experiências e sabedorias novas e enriquecedoras.

Repórteres: Guilherme Santos e Rita Lopes – 3.º C

    

    

Imprimir

Halloween

Nas turmas de 4º ano fizemos um trabalho de Halloween. No trabalho nós tínhamos que decorar um morcego, um fantasma e uma aranha. Usamos a nossa criatividade e imaginação e usamos diferentes matérias tais como: algodão, linha, tecidos, massas, lápis de cor entre outros. Foi muito divertido colocar tudo numa teia.

   

Imprimir

OUTONO

Esvoaçam ao vento, de tão leves que estão.

Nesta maravilhosa estação!

 1º ano

   

Imprimir

A ARTE DE WASSILY KANDINSKY

Os alunos das turmas do 3º ano deixaram-se influenciar pela obra do pintor russo Wassily Kandinsky (1866-1944), conhecido como o pioneiro da arte abstrata, e foram convidados a pintar (com lápis de cera e pastel) uma recriação de uma das suas obras mais conhecidas, «Quadrados com círculos concêntricos» de 1913. Partilhamos aqui os surpreendentes trabalhos dos nossos inspirados pequenos artistas…

      

Imprimir

Informações

1. Apresentação ano letivo 2016/2017
 
1.º Ciclo (todas as Escolas)
 
Dia 12 de setembro, 9:00 horas – 1.º Ano
10:00 horas – 2.º/3.º/4.º Anos
 
Educação Pré-escolar (todas as Escolas)
 
Reunião com Encarregados de Educação
Dia 8 de setembro, 17:00 horas
 
Apresentação
Dia 12 de setembro
 
2. AEC
 
As Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), só terão início no dia 26 de setembro. Desta forma, os encarregados de educação deverão esperar seus educandos no final do período letivo.
Imprimir

Boas Férias

Desejamos a todos umas Boas Férias. Regressamos em Setembro com as "pilhas" recarregadas!

Bom descanso

Imprimir

Projeto: PINOCCHIO: Story of a puppet and Children's rights

Agrupamento Dr. Costa Matos e Escola Básica da Bandeira participam em Projeto etwinning.

 


Este ano letivo, Portugal e Itália continuaram a sua parceria Educativa no
âmbito do Etwinning, dando continuidade ao trabalho Europeu colaborativo entre Escolas da União Europeia entre uma turma de 3º ano da Escola Italiana Istituto Comprensivo C. Alavaro Chiaravalle e a turma de 3ºC da Escola Básica da Bandeira, trabalho este que haviam iniciado no ano transato. As duas classes trabalharam em conjunto o projeto com o tema: PINOCCHIO: Story of a puppet and Children's rights. Os alunos começaram por refletir sobre as necessidades, os direitos e deveres do boneco e fizeram uma comparação com as necessidades e os direitos e deveres de cada criança. Após uma leitura cuidada percorrendo este
 

 

 


conto de fadas, os alunos juntaram-se por grupos para representar iconograficamente e reescrever, em termos simples, os artigos contidos na Convenção sobre os Direitos da Criança e em seguida executaram um calendário 2016. A obra-prima de Collodi, com a sua extraordinária riqueza de conteúdo, permitiu acompanhar os alunos durante o ano letivo e também lhes deu a oportunidade de conhecer as máscaras típicas de carnaval quer do seu país, quer de Itália. Os alunos aprenderam e cantaram três músicas em Inglês sobre esta história, cuja letra e música foi da autoria do Professor Nuno Miguel Cascalho, que com a professora Júlia Fernandes e Carla Santos trabalharam juntos, para que este 

 

 

projeto alcançasse sucesso. Outro ponto alto deste projeto foi o teatro “ As aventuras de Pinóquio” realizado por todos os alunos da turma e que foi apresentado aos pais no final do ano. Este projeto contribui para desenvolver as competências da leitura, da oralidade e da escrita não só em Português mas também em Inglês. Para além disso a pedagogia foi construtivista, pois os alunos realizaram vários trabalhos manuais como: construção de Pinóquio em grupos, ilustrações em grupo para o calendário Português e Italiano, trocaram ideias e culturas entre os dois países bem expressas nas duas sessões de videoconferência, fizeram gravações sobre o alfabeto do Pinóquio e ainda desenvolveram bastante a sua criatividade e a imaginação através das máscaras realizadas e fatos para o teatro de 

 

 

máscaras que foi ensaiado ao longo do segundo e terceiro período letivo. Este projeto beneficiou ainda da utilização de tecnologias audiovisuais e de computadores em diversas atividades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imprimir

As aulas vão começar… BEM-VINDOS!

As férias foram boas enquanto duraram…Mas depois do descanso, é bom ter mil ideias para retomar e iniciar mais um ano letivo! Rever colegas, educadoras, professores,  assistentes operacionais, respirar bem fundo e recomeçar acreditando no sucesso escolar.

Desejos de feliz ano letivo para todos

Escola da Bandeira