Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos

Mais Escola... Mais Educação... Melhor Futuro...

Escola Básica Dr. Costa Matos * Escola Básica das Devesas * Escola Básica das Matas * Escola Básica da Quinta dos Castelos * Escola Básica da Bandeira * Escola Básica de Cabo-Mor

Artigos

Projeto: PINOCCHIO: Story of a puppet and Children's rights

 

Este ano letivo, Portugal e Itália continuaram a sua parceria Educativa no
âmbito do Etwinning, dando continuidade ao trabalho Europeu colaborativo entre Escolas da União Europeia entre uma turma de 3º ano da Escola Italiana Istituto Comprensivo C. Alavaro Chiaravalle e a turma de 3ºC da Escola Básica da Bandeira, trabalho este que haviam iniciado no ano transato. As duas classes trabalharam em conjunto o projeto com o tema: PINOCCHIO: Story of a puppet and Children's rights. Os alunos começaram por refletir sobre as necessidades, os direitos e deveres do boneco e fizeram uma comparação com as necessidades e os direitos e deveres de cada criança. Após uma leitura cuidada percorrendo este
 

 

 


conto de fadas, os alunos juntaram-se por grupos para representar iconograficamente e reescrever, em termos simples, os artigos contidos na Convenção sobre os Direitos da Criança e em seguida executaram um calendário 2016. A obra-prima de Collodi, com a sua extraordinária riqueza de conteúdo, permitiu acompanhar os alunos durante o ano letivo e também lhes deu a oportunidade de conhecer as máscaras típicas de carnaval quer do seu país, quer de Itália. Os alunos aprenderam e cantaram três músicas em Inglês sobre esta história, cuja letra e música foi da autoria do Professor Nuno Miguel Cascalho, que com a professora Júlia Fernandes e Carla Santos trabalharam juntos, para que este 

 

 

projeto alcançasse sucesso. Outro ponto alto deste projeto foi o teatro “ As aventuras de Pinóquio” realizado por todos os alunos da turma e que foi apresentado aos pais no final do ano. Este projeto contribui para desenvolver as competências da leitura, da oralidade e da escrita não só em Português mas também em Inglês. Para além disso a pedagogia foi construtivista, pois os alunos realizaram vários trabalhos manuais como: construção de Pinóquio em grupos, ilustrações em grupo para o calendário Português e Italiano, trocaram ideias e culturas entre os dois países bem expressas nas duas sessões de videoconferência, fizeram gravações sobre o alfabeto do Pinóquio e ainda desenvolveram bastante a sua criatividade e a imaginação através das máscaras realizadas e fatos para o teatro de 

 

 

máscaras que foi ensaiado ao longo do segundo e terceiro período letivo. Este projeto beneficiou ainda da utilização de tecnologias audiovisuais e de computadores em diversas atividades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Está em... Home